testador-usb1Encontramos frequentemente na internet relatos de usuários de dispositivos USB que ao conectarem seus equipamentos numa porta USB os mesmos deixam de funcionar, isso acontece principalmente quando conectam nas entradas frontais dos gabinetes Desktop.

Ocorre que, ao montar o computador, o “técnico” conecta erroneamente os fios do painel frontal das portas USB na placa mãe, e neste caso o equipamento ao ser conectado nesta porta é alimentado com a polarização invertida, ocasionando a queima do equipamento.

Apresentamos um projeto muito simples que ajuda a detectar se a porta USB está corretamente ligada e funcionando. Este dispositivo é muito útil para quem monta computadores, também para quem presta assistência técnica e demais usuários que plugam seus equipamentos USB em computadores desconhecidos.

O testador de porta USB é um dispositivo construído com componentes eletrônicos encontrados facilmente nas lojas de material eletrônico.

Lista de material

1 – Conector USB macho (pode ser retirado de pendrive sucateado)

1 – Placa de fenolite universal 3×1,2cm (tipo ilha desligada)

1 – Led vermelho 3mm

1 – Led amarelo 3mm

1 – Led verde 3mm

3 – Resistores 1/8w 1KΩ (mini)

O circuito

esquema-testador-usbO circuito do testador é muito simples e funciona da seguinte forma.

Ao conectar o testador na porta USB do micro e esta encontra-se em perfeito funcionamento, a corrente proveniente do pino1 (+5V) será aplicada ao circuito composto por R1 e o LED verde, neste momento o led acende indicando que a polarização da porta USB está correta (positivo no pino1 e negativo no pino 4). Também será aplicado uma pequena corrente (nível HI) no pino D+ (pino 3). O computador detecta este nível HI no pino D+ e envia para o testador um trem de pulsos de nível (LOW) fazendo o led amarelo piscar por 3 vezes.

Caso a porta encontra-se montada com a polarização invertida (pino 1 negativo e pino 4 positivo) o led vermelho acenderá e se manterá acesso. Veja mais abaixo outras indicações de possíveis problemas na porta USB.

Montagem do circuito

placa-circuito-impresso-testador-usbLayout do circuito (visão do lado dos componentes).

Iniciamos a montagem furando a placa universal para encaixar corretamente no conector USB.

placa-circuito-impresso-testador-usb-solda1(vista do lado da solda)

Para a montagem do circuito utilizamos uma placa de fenolite universal dada a sua facilidade na montagem de protótipos experimentais .

placa-circuito-impresso-testador-usb-componentes(vista do lado dos componentes)

Para montar, introduza os componentes na placa e solde-o na sua ílha, com uma gota de solda, faça a ligação das ilhas formando assim as trilhas do circuito .

O usuário poderá desenvolver a sua própria placa de acordo com o diagrama ou esquema proposto no projeto.

Funcionamento do circuito

Antes de ligar confira a montagem, verifique a existência de curtos entre as ílhas ou terminais dos componentes mal soldados e a correta colocação dos leds indicadores.

testador-usb-ligadoConecte o circuito numa das portas USB, se tudo estiver correto, o led verde acenderá e se mantém acesso, isso indica que a polarização da porta USB está correta (pino 1 = +5V e pino 4= GND), logo o led amarelo apresentará 3 piscadas rápidas.

Logo em seguida aparecerá na tela ( ao lado do relógio) o ícone USB juntamente com o balão informando que o dispositivo não está funcionando corretamente.

msg-windowsEstá informação é normal e ocorre porque não temos um real dispositivo USB conectado na porta, o computador tenta se comunicar com o nosso dispositivo testador (veja as piscadas no led amarelo) porém não obtendo resposta do dispositivo testador, o computador apresenta uma informação de mau funcionamento.

Veja a seguir, situações e indicações de possíveis problemas na porta USB.

pareLed vermelho aceso : A polaridade da porta USB está invertida, neste caso, não conecte nenhum tipo de equipamento USB antes de verificar a correta posição dos fios no conector USB na placa mãe.

pareLed amarelo aceso : A posição dos fios na placa mãe estão ligados erroneamente, neste caso, não conecte nenhum equipamento antes de verificar a correta posição dos fios no conector USB na placa mãe.

pareTodos os leds apagados : A porta USB está sem alimentação ou os fios estão ligados erroneamente na placa mãe, não conecte nenhum equipamento sem antes verificar a correta posição dos fios no conector USB na placa mãe.

okLed verde acesso e led amarelo piscando 3 vezes ao conectar : A polarização está correta, o computador está tentando se comunicar com o dispositivo testador.

importante Ao plugar o testador na porta USB e o mesmo indicar tudo OK (led verde acesso) e mesmo assim o equipamento não é reconhecido pelo sistema, desligue o computador e  verifique a posição dos fios D+ e D- do cabo que liga as portas USB na placa mãe. A posição invertida dos fios D+ e D- não causa a queima dos equipamentos, mas pode acontecer de não serem reconhecidos pelo sistema ou apresentarem mau funcionamento.

conector-usb-motherboard

Veja a correta posição dos fios na placa mãe.

Pino 1  - Power (+5V)

Pino 2 – Data (-)

Pino 3 – Data (+)

Pino 4 – GND ( 0V ou negativo)

Pino 5 – NC (não conectado)

Segue a mesma sequência na segunda fileira de pinos.

A montagem final do testador USB fica a critério  do montador, poderá ser usado a própria caixinha de algum pendrive abandonado. Bom trabalho.